Baruch Habah (Bem-Vindo)

Aqui o nome do Altíssimo é Adorado

O GRANDE E PODEROSÍSSIMO


YAHUH YAHUSHUA

Yahrushalaiym

Yahrushalaiym
Cidade Kadosh

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AS DUAS FIGUEIRAS - Com relação a Marcos 11.13,14

By Uriel Ben Levi

A figueira (Etz Teena) produz figos (haTeenim) e nas escrituras kadoshim é símbolo de fartura e abundância! O figo é uma das sete espécies colhidas na temporada de Shavuot/festa das semanas ou da colheita.
O figo também em alguns casos pode significar um eufemismo para o Talit; a vestimenta ou capa de orações de um verdadeiro israelita e fiel ao culto de YHWH.
Analisando o texto e o contexto, certamente Rabinu Yahshúa quer nos ensinar algo.
Leiamos na tradução kadosh de Diego Ascunce; Marcos 11.12-14 : 12 Ao dia seguinte, quando regressaram de Beit-Anyah, sentiu-se com fome. 13 Vendo desde longe uma árvore de figos que tinha folhas, foi ver se podia encontrar algo nele. Quando se acercou à árvore, nada encontrou, senão só folhas, "porque não era temporada de figos". 14 E lhe disse: "Que ninguém coma fruto de ti jamais!" E seus talmidim ouviram o que Ele disse.
Este texto é um sod (secreto) e um remez (insinuação) acerca da comunidade Israelita Efraimita e Judaíta, bem como um ensino indireto acerca da corrupção dos Perushim (farizeus) e Saduceus (sacerdotes do templo).
Na seqüência Yahshúa esclarece os reais motivos que levou ele amaldiçoar a figueira: 20 Pela manhã, quando os talmidim passavam de caminho, viram que a árvore de figos estava seca até as raízes. 21 Kefa se recordou e disse a Yahshúa: "¡Rabí! olha! A árvore de figos que amaldiçoaste se secou!" 22 Ele respondeu: "Tenham o tipo de confiança que vem de YAHWH! 23 Sim! Digo-lhes que aquele que não duvida em seu coração, senão que confie que o que diz sucederá, pode dizer a esta montanha: 'Vai-te e joga-te a ti mesma no mar!' E lhe será feito. 24 Portanto lhes digo: ora tudo o que pedirdes em oração, confiem que o estão recebendo, e será de vocês 25 E quando se levantem para orar, se têm algo contra alguém, perdoem-lhe, para que seu Pai no céu perdoe suas ofensas." 26 Mas se vocês não perdoam, seu Pai no céu não perdoará suas ofensas.
Comparemos esta passagem com a de Mattityah/ 21.18-22
"Ora, de manhã, ao voltar à cidade, teve fome; e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira? Yashúa, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis".
O redator de marcos parece querer justificar a ação de Yahshúa em procurar figos e não ter achado nada na figueira senão somente folhas, dizendo: "porque não era temporada de figos" vs13; entretanto, será que Yahshúa não conhece sua criação? Será que não saberia exatamente que não havia frutos na figueira? O redator "tenta justificar" que "não era temporada de figos". Para mim o redator quer dizer que a figueira na temporada e fora da temporada não dava figos de forma nenhuma, nem figos bons e nem ruins, só produzia belas folhas! Só aparência! Já o redator de Mattityah (Matitiyahu 21.18-22) não cita nada referente a temporada ou que não era tempo de colher figos! Mas simplesmente que foi procurar figos e não achou nada! Só folhas!
Temos uma parábola semelhante em Lucas 13.5-9: "Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou. Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? Respondeu-lhe ele: Amo, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás". Os figos eram colhidos na temporada da Festa das semanas (shavuot), era uma das sete espécies. O figo também representa a Torah, por se comer todo o fruto, assim como também devemos comer toda a torah, de fácil cultivo caso estivem plantadas em boa terra.
Nestas passagens de Marcos, Matitiyahu e Lucas, Yahshúa dá uma lição aos seus talmidim na natureza, entre as árvores com seus frutos, especificamente uma árvore de figos, entretanto, uma figueira sem figos! Como um bom Mestre, sempre buscava surpreender seus discípulos com aulas atrativas, criativas e misteriosas! Sempre observava a agilidade, visão e sutileza dos seus discípulos, buscando sempre que os mesmos pudessem compreender seus gestos e atos, a qualquer momento poderia ser uma aula ao vivo no meio da natureza e os discípulos muitas das vezes não sabiam se aquilo era uma aula ou um teste ou algo normal do dia a dia, havia aulas diretas e indiretas, estejamos atentos nazarenos! Somos provados quando nem imaginamos que estamos sendo provados! Visitados a tempo e fora de tempo! O dono da figueira vem às vezes sem avisar! Tudo para buscar nosso aperfeiçoamento e não a reprovação! Este é um dos muitos tipos de aulas para discípulos nazarenos!
O percurso da aldeia de Beit-anyah se tornou comum na caminhada do Rabinu Yahshúa e seus discípulos quando por lá descansava. O contexto do relato de Marcos é claro que por este período poderia ser a temporada de Sucot, pois Yahshúa foi aclamado com a saudação messiânica de HOSHIANA! E aclamações identificando Yahshúa HaMashiach como sendo o filho de David e uma multidão de discípulos cortaram ramos de árvores e estenderam pelo caminho, para mim são sinais de que este evento se deu no período de sucot.
Acredito que durante os anos que Yahshúa percorreu o caminho de Beit-anyah, viu certamente aquela figueira pelo caminho, procurou certamente achar figos na temporada, mas nada achou! Então foi fora da temporada e nada achou! Ou seja, Figueira infrutífera, o que tinha de beleza era somente as Folhas! Nem a tempo e fora de tempo, não produzia nada! Como é um excelente Rabino, viu uma ótima oportunidade para transmitir uma poderosa lição de juízo e advertência aos seus talmidim/discípulos acerca da qualidade de Fé! Aquela Figueira infrutífera representava um sistema mau e de péssima qualidade e de que muitos naquela geração, isto incluía o caminho dos fariseus, escribas e saduceus que não gerava nem sequer os frutos de arrependimento para Salvação, não tinham o que apresentar nada ao YHWH, pois Arrependimento é o fruto da Emunah/confiança que vem de YHWH, Israel estava confiando em homens corruptos! Yahshúa ensina a Israel que qualidade de Fé agradava a YHWH e era este fruto que gerava arrependimento! A Fé em Yahshúa HaMashiach gera salvação, Ele foi enviado pelo pai para administrar a Teshuvah, todos em Israel, inclusive Saduceus, Fariseus e Escribas, deveriam atender o chamado da teshuvah de Yahshúa caso eles quisessem ser salvos!
Tenho aqui uma nota do Moreh Diego Ascunce, de bendita memória, acerca deste Texto: "A árvore de figos é um símbolo de Yisrael. Yisrael não estava dando bons frutos, e por isso Yahshúa não quis que a comessem jamais. E isto não é uma maldição sobre Yisrael, como dizem alguns na igreja, senão que os frutos de Yisrael nesse tempo eram os dos Fariseus, quando Yisrael produzir frutos do Messias, se comerão".
Amados irmãos, Os Nazarenos devem orar pelos judeus ortodoxos para que se salvem! Assim como os Nazarenos (viticultores) devem usar a boa qualidade da fé que também gera perdão e solicitarem ao YHWH a sua compaixão sobre todos! Devemos estar orando com a fé poderosa que vem de YHWH! Assim como o Amo Yahshúa amaldiçoou aquela figueira infrutífera que imediatamente secou-se, também com aquela mesma Fé que opera para o Juízo contra aqueles que não se arrependem de seus pecados e se auto-justificam sempre, também podemos utilizar nossa poderosa Fé para compaixão! Orando ao YHWH para restaurar a vida, até mesmo daquela figueira! Por isso vimos no Talmude nazareno um grupo remanescente de Escribas, fariseus e Saduceus que receberam a Fé de YHWH em Yahshúa HaMashiach! Um deles se chamava Paulo de Tarso! Também barNabah que era da família de Levi (muitos eram saduceus) se convertendo! Vemos também um doutor da lei (escriba) chamado Apolo!
O Juízo certamente é de YHWH! Nós Nazarenos podemos utilizar nossa Fé para este fim, no entanto, utilizemos nossa Fé também para compaixão! Mas não sejamos mais misericordiosos do que YHWH! No tempo próprio ele certamente trará juízo ou misericórdia, não esqueçamos de sua soberania e que todos os seus juízos são retos!
Os Fariseus, Saduceus e Escribas desenvolveram um culto baseado nas "folhas da figueira", o culto da aparência, do fingimento, hipocrisia e legalismo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Matitiyahu 23:27
E Yashúa lhes disse: Olhai, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Matitiyahu 16:6
A Elite judaica por este período estava trabalhando secretamente e às vezes abertamente para pegaram Yahshúa HaMashiach em contradição, e foram mais além, estavam desqualificando a autoridade do ensino de Yahshúa e começaram um processo de desconstrução de sua imagem, uma franca oposição contra o rabinato e messianismo de Yahshúa, mesmo que seus sinais fossem confirmados como sendo o sinal do Mashiah, Ele apresentava uma ameaça para o Estado e para a corrupta elite judaica da época, por este tempo foi derramado muito sangue inocente em Israel. Mas tudo isto deveria se cumprir em Israel! Por este período os verdadeiros servos de YHWH "viviam no deserto" fugindo da corrupção nacional. Onde aumentou em muito o pecado, também em abundancia aumentou a compaixão de YHWH pelo seu povo Israel.
O que diz o talmude Nazareno acerca disto? Havia em Israel um vaso da corrupção?
Vejamos o protesto do Profeta nazareno Yahonan o imersor quanto a esta indagação: "Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento... E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo". Mt 3.7,8
Examinemos o severo ensino do Profeta Yahshúa haMashiah:
"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis". Mt 7.15-20
"Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens". Mt 15.7-9
O meu entendimento é de que esta figueira que Yahshúa amaldiçoou era completamente infrutífera! Eu interpreto como sendo um juízo sobre a péssima qualidade de fé e vida na torah vivenciada por parte da elite judaica da época: Saduceus, Fariseus e Escribas! Para mim de acordo com o contexto e a insinuação do ensino de Yahshúa por meio do episódio e parábolas de que o grupo religioso de Israel (saduceus, Fariseus e Escribas) é a Figueira sem frutos! Neste caso particular não se trata de Efraim ou Judah, mas de um grupo religioso infrutífero!
Yahshúa diz a seus Talmidim: "Tenham o tipo de confiança que vem de YAHWH!
Os Fariseus, Saduceus e Escribas não tinham esta qualidade especial de Fé que vem de YHWH, antes, o Talmude Nazareno nos informa como vimos nos textos, que o culto deles era hipócrita e legalista!
Onde baseio esta conclusão? Examinando o contexto desta cena e situações naquele momento, vejamos precisamente em Matittyah/Matitiyahu 21.1-46, este texto nos esclarece que a lição da FIGUEIRA INFRUTÍFERA É UM GRUPO RELIGIOSO, neste caso não é todo o Israel (embora Israel seja também comparado a Figueira), mas a unidade da Figueira infrutífera dos Fariseus, Saduceus e Escribas que se opuseram ao Mashiach, este é meu entendimento particular. No capitulo 21, Matitiyahu narra a subida de Yahshúa até ao Templo de YHWH em Yerushalaim, onde entrou sendo qualificado como Mashiach pela multidão simples de Israel, também narra a surra nos ladrões e cambistas espertos e a dedicação do Templo feito por Yahshúa, bem como o questionamento acerca da autoridade de Yahshúa em fazer estas coisas no templo que no caso contrariavam a Elite sacerdotal e política de Israel. O redator não para aí, também menciona numa parábola que os "pecadores; meretrizes e publicanos" que obedeciam de fato ao chamado de YHWH para o arrependimento, enquanto que a Elite sacerdotal e política não lhe obedeciam e nem se arrependiam dos crimes cometidos contra YHWH, por isso os "pecadores" entrarão primeiro no Reino de Elohim. A seqüência é outra dura mensagem através de outra parábola sobre o Pai dono de um campo de vinhas, os lavradores corruptos e o filho do Pai dono da vinha que é assassinado pelos lavradores maus que se apossaram ilegitimamente do campo de vinhas, veja a conclusão do redator de Matitiyahu: "Portanto, eu vos digo que o reino de Elohim vos será tirado, e será dado a um povo que dê os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles; E, pretendendo prendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinham por profeta. Matitiyahu 21.43-46.
O reino de Elohim estava nas mãos de uma infrutífera figueira em Israel, mas Elohim certamente cortou e tomou e entregou seu reino a outra eleita figueira frutífera do Povo Nazareno em Israel, povo de YHWH:
Pois também eu te digo que tu és Kéfah, e sobre esta pedra edificarei a minha assembléia de Israel, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; Matitiyahu 16:18
Contextualizando isto para Figueira:
"Propôs-lhes então uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; quando começam a brotar, sabeis por vós mesmos, ao vê-las, que já está próximo o verão. Assim também vós, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo". Lucas 21.28-30
Esta figueira é cultivada pelo próprio Mashiah e é frutífera:
Aqueles outros que foram semeados em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, a trinta, a sessenta, e a cem, por um. Marcos 4:20
Em shavuot há figos maduros em Israel. Em shavuot a Figueira nazarena recebeu o dom da Ruach hakodesh, trazendo assim a própria vida de YHWH sobre o povo eleito do Israel Nazareno, que é a Figueira cheia do fruto do Espírito de vida de YHWH! (Ver Atos 2).
Esta "figueira eleita" é cultivada por YHWH e por seu poder produz o fruto pela Ruach haKodesh: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22
Quero encerrar dando uma mensagem e outro rumo acerca da Figueira que representa Israel (falaremos disto especificamente em uma outra oportunidade)
Mas pela Ruach quero transmitir uma mensagem a casa completa de Israel. Há uma mensagem da Figueira certamente para Efraim e Judah, as duas casas de Israel; que simbolizam também os frutos da Figueira, que inicialmente esta figueira produzia só frutos bons e deliciosos, mas em outra fase passou a produzir figos bons e ruins, e no ultimo estágio somente folhas! Foi amaldiçoada a se tornar uma figueira estérea até o tempo da restauração e renovação da figueira de Yahshúa o amo das árvores da terra e do solo de Israel! Só Yahshúa pode conceder o dom da vida e a restauração da produção e vitalidade de Efraim e a Judah.
Yahshúa é o Elohim Álef Tav, a palavra de YHWH. Ele é também conforme a revelação da torah: o criador e semeador das sementes originais da terra. Confirmemos, pois: "E disse Elohim: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Elohim que isso era bom". Bereshit/Gênesis 1.11,12
A figueira começa a dar os seus primeiros figos; as vides estão em flor e exalam o seu aroma. Levanta-te, amada minha, formosa minha, e vem. Cânticos 2:13
Baruch hashem YHWH! Somente Yahshúa tem o poder para ordenar que Israel produza novamente valiosas e preciosas boas sementes, boas árvores e bons frutos! Somente Elohim pode através de seu bara/poder da criação dá a Israel as qualidades da FIGUEIRA ORIGINAL DA CRIAÇÃO! E nós em Yahshúa Hamashiah aguardamos esta promessa. Amein
Selah! Pensa!
Mabrukim, Sejamos frutíferos na Ruach haKodesh!

Nenhum comentário:

Postar um comentário