Baruch Habah (Bem-Vindo)

Aqui o nome do Altíssimo é Adorado

O GRANDE E PODEROSÍSSIMO


YAHUH YAHUSHUA

Yahrushalaiym

Yahrushalaiym
Cidade Kadosh

terça-feira, 6 de setembro de 2011

JUDAISMO

Introdução
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Elohim, O CRIADOR de tudo. Para os judeus, YHWH fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida.
Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes. Embora estejam afastados da Torah não podemos negá-los como o povo escolhido.
Conhecendo a história do povo judeu
A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as Escrituras Sagradas, por volta de 1800 A.M., Avraham recebeu um sinal de YHWH para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Ytzchak, filho de Avraham, tem um filho chamado Yaakov. Este luta, num certo dia, com um anjo de YHWH e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Yaakov dão origem às doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 AM, o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 AM. A fuga do Egito foi comandada por Moshé, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai.
Durante 40 anos ficam peregrinando pelo deserto, até receber um sinal de YHWH para voltarem para a terra prometida, Canaã.
Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Daui. Após o reinado de Shlomó, filho de Daui, as tribos dividem-se em dois reinos : Reino de Israel e Reino de Yahudah. Neste momento de separação, aparece a crença da vinda de um messias que iria juntar o povo de Israel e restaurar o poder de YHWH sobre o mundo.
Em 721 A.M. começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica.
No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Após estes episódios, os judeus espalham-se pelo mundo, mantendo a cultura e a religião. Em 1948, o povo judeu retoma o caráter de unidade após a criação do estado de Israel.
Os livros sagrados dos judeus
A Torá ou Pentateuco, de acordo com os judeus, é considerado o livro sagrado que foi revelado diretamente por YHWH. Fazem parte da Torá : Gênesis, o Êxodo, o Levítico, os Números e o Deuteronômio. O Talmude é o livro que reúne muitas tradições orais e é dividido em quatro livros: Mishnah, Targumin, Midrashim e Comentários, que na verdade não passam de (como diz o texto) tradições e comentários, não podendo ser considerados como livros inspirados, nem tampouco terem autoridade para estabelecer mandamentos.
Rituais e símbolos judaicos
Os cultos judaicos são realizados num templo chamado de sinagoga e são comandados por um sábio conhecido por rabino. O símbolo sagrado do judaísmo é o menorá, candelabro com sete braços.
Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos (aos 8 dias de vida) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas (aos 12 anos de idade).
Os homens judeus usam a kipa, pequena touca, que representa o respeito a YHWH no momento das orações.
Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre YHWH e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.
As Festas Judaicas
As datas das festas religiosas dos judeus são móveis, pois seguem um calendário lunisolar. As principais são as seguintes:
Purim - os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assucro.
Páscoa (Pessach) - comemora-se a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 A.M.
Shavuót - celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 A.M.
Rosh Hashaná - é comemorado o Ano-Novo judaico em aviv.
Yom Kipur - considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito.
Sucót - refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito.
Chanucá - comemora-se o fim do domínio assírio e a restauração do tempo de Jerusalém.
Simchat Torá - celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moshé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário