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YAHUH YAHUSHUA

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Cidade Kadosh

domingo, 31 de julho de 2011

Esclarecimento Genealogia

Matitiyahu Cap. 1:16
E Yaakov gerou a Yosef. Este Yosef era o gowra guardião[1] de Miryam, da qual nasceu יהושע, que é chamado o Moshiach.


[1] O termo Aramaico gowra foi mal traduzido como “marido” em todos os manuscritos Gregos. Gowra no contexto adequado é um guardião, ou um guardião legal, ou um curador legal, conforme se verifica na Torah em Devarim 25:5-6, em que aos Yisraelitas foi dada a ordenança para que estabelecessem um gowra, ou o ofício de um guardião, ou um guardião legal. É muito provável que este Yosef tomou o lugar do pai falecido de Maria e tornou-se seu gowra, como Boaz o fez, conforme se verifica em Root 2:20, onde ele é chamado de gowra com relação a Root, no Targum Aramaico. (Boaz era gowra de Root antes mesmo que ele viesse se tornar seu marido). Este Yosef (no verso 16) era o guardião de Maria. No verso 19, no entanto, a palavra Aramaica/Hebraica é baalah, que pode apenas significar “marido”. A Peshita Aramaica usa claramente duas palavras diferentes (gowra e baalah) para mostrar que o Yosef (no verso 16) era o guardião de Maria, considerando que o outro Yosef (no verso 19) era o marido de Maria. Com esta clarificação, nós vemos que realmente houve 14 gerações desde o cativeiro da Babilônia até o nascimento de Yahushua (em acordo com a evidente insistência de Matityahu, no verso 17, de que há três grupos de 14 gerações), contra apenas 13, caso os dois Yosef fossem contados como parte de uma e na mesma. Se nós contássemos a Yosef, o gowra/guardião legal, como #12 – Maria, como #13 – e Yahushua como #14, nós temos um grupo perfeito de 14. Portanto, esta genealogia é claramente a genealogia de Maria e não a de Yosef. No sentido de ser o Mashiach, Yahushua teria que herdar o trono de Shlomo – não Natan, como o cristianismo ensina. Natan nunca se assentou no trono, e muitas profecias de Dawid indicam que a linhagem do Mashiach teria que ocorrer somente por intermédio de Shlomo e nunca através de outro entre seus filhos. Portanto, a contagem de Luka não dá a genealogia de Maria, levando em consideração que a contagem de Matityahu dá a genealogia de Maria, conforme ele fez a contagem, inserindo Maria como a de número 13, no grupo final de 14, deste modo, permitindo ao verso 17 que venha fazer perfeito sentido. Alguém pode fazer levantamento apenas neste texto da Peshita Aramaica, que não é somente um texto que tem primazia em acareação a todas as traduções gregas que surgiram, porém, nitidamente é o único que faz diferença entre gowra e baalah.

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